segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Por que a mulher “deve” se mostrar mais que os homens?


É realmente interessante notar o quanto se exige que as mulheres andem com menos roupa do que os homens. Digo isso porque eu já ouvi algumas vezes que eu não deveria usar mangas (principalmente as que chegam ao cotovelo) durante o calor, que deveria usar roupas de alças. Mas eu não ouço esse tipo de coisa com relação aos homens. Nunca percebi nenhum colega de trabalho chegar para outro e dizer: “ei, você deveria estar usando uma blusa sem mangas ou com mangas curtinhas. Pra quê essa manga cobrindo o braço?”.


Alguém aí já viu algo assim? Com homens eu nunca vi, mas comigo já aconteceu.


E o detalhe é que geralmente os homens sentem mais calor do que as mulheres, mas mesmo assim eu não vejo os homens indo trabalhar com regatas e camisas do tipo “mamãe olha como estou forte” (aquelas sem mangas, mas que não são regatas). Ah, mas as mulheres sim, elas aparecem usando alcinhas e tomara-que-caia (!!!) nos escritórios e até mesmo nos bancos (só falta agora as repartições públicas adotarem o mesmo liberalismo estilístico...).


Por que isso acontece com as mulheres? Por que essa cobrança para que a mulher esteja mostrando mais pele? Já pararam para pensar nisso?


Se o calor é assim tão incômodo, então porque não vemos os homens rasgando as roupas, usando shorts e blusas sem mangas para trabalhar, mas em vez disso vemos que eles usam até mesmo terno e gravata? Nunca vi nenhum deles desmaiando por aí por causa disso, e olhe que eu vivo no Rio 40 quase 50 graus! Cidade quente é essa, o resto é brincadeira (ah, eu sei que Manaus e Teresina brigam por esse posto, mas o Rio é de um calor enorme e dura bastante tempo!).


Claro que com isso eu não estou advogando a causa dos homens também andarem por aí semi-despidos, não não não, de jeito nenhum. Mas apenas faço a comparação porque é algo óbvio: se os homens que são mais calorentos podem usar roupas de mangas, porque as mulheres não podem fazer o mesmo? Nessas horas não aparece ninguém lutando pela igualdade não é mesmo?


Meu intento aqui não é nem discutir o porquê desse tipo de cobrança feita às mulheres – isso pode ser feito em outro momento -, mas apenas deixar a reflexão no ar.


Por que justamente a mulher “deve” se mostrar mais que os homens? Por que no mundo de hoje esse tipo de mentalidade impera soberanamente?