segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Por que a mulher “deve” se mostrar mais que os homens?


É realmente interessante notar o quanto se exige que as mulheres andem com menos roupa do que os homens. Digo isso porque eu já ouvi algumas vezes que eu não deveria usar mangas (principalmente as que chegam ao cotovelo) durante o calor, que deveria usar roupas de alças. Mas eu não ouço esse tipo de coisa com relação aos homens. Nunca percebi nenhum colega de trabalho chegar para outro e dizer: “ei, você deveria estar usando uma blusa sem mangas ou com mangas curtinhas. Pra quê essa manga cobrindo o braço?”.


Alguém aí já viu algo assim? Com homens eu nunca vi, mas comigo já aconteceu.


E o detalhe é que geralmente os homens sentem mais calor do que as mulheres, mas mesmo assim eu não vejo os homens indo trabalhar com regatas e camisas do tipo “mamãe olha como estou forte” (aquelas sem mangas, mas que não são regatas). Ah, mas as mulheres sim, elas aparecem usando alcinhas e tomara-que-caia (!!!) nos escritórios e até mesmo nos bancos (só falta agora as repartições públicas adotarem o mesmo liberalismo estilístico...).


Por que isso acontece com as mulheres? Por que essa cobrança para que a mulher esteja mostrando mais pele? Já pararam para pensar nisso?


Se o calor é assim tão incômodo, então porque não vemos os homens rasgando as roupas, usando shorts e blusas sem mangas para trabalhar, mas em vez disso vemos que eles usam até mesmo terno e gravata? Nunca vi nenhum deles desmaiando por aí por causa disso, e olhe que eu vivo no Rio 40 quase 50 graus! Cidade quente é essa, o resto é brincadeira (ah, eu sei que Manaus e Teresina brigam por esse posto, mas o Rio é de um calor enorme e dura bastante tempo!).


Claro que com isso eu não estou advogando a causa dos homens também andarem por aí semi-despidos, não não não, de jeito nenhum. Mas apenas faço a comparação porque é algo óbvio: se os homens que são mais calorentos podem usar roupas de mangas, porque as mulheres não podem fazer o mesmo? Nessas horas não aparece ninguém lutando pela igualdade não é mesmo?


Meu intento aqui não é nem discutir o porquê desse tipo de cobrança feita às mulheres – isso pode ser feito em outro momento -, mas apenas deixar a reflexão no ar.


Por que justamente a mulher “deve” se mostrar mais que os homens? Por que no mundo de hoje esse tipo de mentalidade impera soberanamente?


6 comentários:

  1. Houve um verão, acho que foi em 1996, que o calor do RJ foi de arrasar. Nas lojas femininas, o que mais se via eram roupas curtas e calorentas, feitas de tecidos sintéticos... O que me salvou foi uma lojinha minúscula perto da minha casa que vendia vestidos: corte reto, no joelho, e de ALGODÃO!
    O povo quer enfrentar o calor com tecido sintético e não aguenta... E o pior é que o tecido esquenta o corpo, não adianta...

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Se as pessoas prestassem mais atenção aos tecidos, não sofreriam tanto! Eu notei a diferença quando passei a lidar com a questão da modéstia. Ah, como o algodão é bom! Fresquinho, deixa a pele respirar. Que diferença desses sintéticos que o povo adora, como lycra, helanca e afins!

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente apesar de não seguir a modéstia não me sinto à vontade com blusinhas regatas no ambiente de trabalho. Me traz um certo desconforto, tanto que a maioria das blusinhas que compro tem manguinhas e quando uso uma regata coloco um blazer por cima..!! Eu atendo público e procuro não chamar atenção usando roupas mais sóbrias. Aliás estou com um bração...kkkk

    ResponderExcluir
  4. Esse argumento é muito insensato! Tenho vários vestidos sem mangas de lã ou tecidos pesados para se usar no inverno, que uso com blusa. Se eu usar ele no verão vou sentir menos calor, só porque não tem mangas? É ridículo. O que te dá menos calor não são mangas curtas, é o tecido de que é feito. Da mesma forma, poderíamos argumentar que essa moças usam blusas de alcinha com calça jeans (!!!) Convenhamos, nada mais quente que uma calça jeans justíssima! Ainda mais comparada com uma saia de viscose, por exemplo.

    ResponderExcluir
  5. rsrsrs...verdade, elas usam essas calças jeans coladas, com stretch, que são quentes e acham que quem usa mangas é que é doida, vai entender!

    ResponderExcluir
  6. rsrsrsrs...nada melhor pra esconder o bração do que umas mangas que terminem no mínimo na linha abaixo do busto. Elas afinam o braço.

    Hoje em dia até mesmo as bancárias que costumavam vestir-se mais estão usando alcinhas no local de trabalho. Parece às vezes que "liberou geral".

    ResponderExcluir

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.