segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ombros de fora


Duas situações que vivenciei onde apareceu a questão da roupa que deixa o ombro exposto.

A primeira situação foi num lugar no qual trabalhei, antes de saber algo sobre a modéstia. Eu estava usando uma ribana, aquelas blusas de alças mais ou menos grossas de tecido canelado. Fazia muito calor e resolvi ir assim para o trabalho. Eu não era a única a me vestir assim, com blusas de alças, no local de trabalho. Infelizmente isso vem ficando cada vez mais comum. Então, um colega comentou comigo “ah, eu gosto do verão, chega essa época e a gente começa a ver os ombrinhos de fora”. Eu fiquei muito sem jeito na hora. Não me lembro de ter falado nada.

Até então eu não sabia que os ombros significavam alguma coisa para os homens. Não achava que fosse provocante aparecer assim em público. Perguntei ao meu marido se os ombros chamavam a atenção masculina, e ele confirmou. Ele disse que é sensual, que mostra já algum desnudamento e, portanto atrai a atenção dos homens.

Depois comentei com uma colega que eu iria usar um cardigã por cima dos ombros quando estivesse no trabalho (pois vinha de casa com a ribana), para não deixá-los de fora, pois tinha descoberto que os homens reparam nos ombros femininos. Então ela comentou comigo que faria a mesma coisa, cobriria os ombros no escritório, pois também se sentia incomodada em ficar com os ombros de fora no local de trabalho.

A segunda situação foi num ônibus, quando eu ouvi a conversa de três moças. Uma delas dizia que no local de trabalho não fica bem usar blusa com os ombros de fora, e as outras pelo jeito não concordavam, pois estavam com os ombros expostos (pelo que compreendi todas estavam saindo do expediente de trabalho e voltando para casa), uma usava uma regata e a outra usava um top com alça de um ombro só. A que não concordava com os ombros expostos usava uma blusa de mangas até metade do braço, e disse algo como “ombro de fora é sensual, é sexy, no local de trabalho não dá”.

É interessante notar que as pessoas sabem sim que o ombro de fora é algo provocante, é sensual, é “sexy”. Eu acho que eu era a única pessoa na face da terra que não tinha percebido isso antes! Sim, porque até alguns anos atrás eu usava alças, e não pensava que somente isso pudesse ser algo provocativo. Mas é. E as pessoas sabem disso. E vejam que mesmo eu descobrindo que chamava a atenção dos homens, eu não deixei de usar, apenas não ficava mais assim no trabalho. Demorou mais um pouco até que eu tivesse conhecimento sobre a modéstia, para aí então começar essa mudança que transformou toda a minha vida.

Vemos em muitas imagens como a mulher mostra o ombro para provocar, virando o pescoço para trás para tirar uma foto deixando um dos ombros à mostra. Isso também acontece quando são usadas aquelas blusas que caem de um lado com o propósito de expor os ombros. A exposição dessa parte do corpo assim, deixando uma parte da roupa cair, era coisa típica de prostitutas, mas agora vemos moças de família fazendo a mesma coisa. Como elas aprenderam isso? Imitando as celebridades que por sua vez imitam as prostitutas.

Sendo assim meninas, se queremos ter visuais modestos, não podemos nos apresentar em público com ombros de fora. Alças nunca, tomara que caia então, nem pensar!