segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

As suas filhas vestem-se de forma sexy?

Por Erin Stewart


Traduzido por Andrea Patricia



É muito difícil encontrar trajes que não sejam de alguma forma provocativos para adolescentes (e até mesmo pré-adolescentes) do sexo feminino nos dias de hoje com roupas que vão de super curtas ou coladas até as blusas quase-lá. E embora eu lamente o retorno de leggings, estou feliz por, pelo menos, as meninas estarem colocando alguma coisa sob suas micro-minissaias.


E as roupas sexy estão sendo comercializadas para meninas cada vez mais jovens, como um estudo recente que diz que quase um terço das roupas desenhadas para as meninas entre 6 e 14 anos é sexualizada.


Enquanto estou escrevendo eu sei que isso tudo soa como se eu tivesse doze gatos e gritasse coisas malucas com as crianças que correm com medo para longe da minha casa. Sei também que as roupas imodestas para as meninas estão por aí desde que as mulheres começaram a mostrar tornozelos nus desleixadamente.


Mas agora, com duas filhas para cuidar, a modéstia de repente parece um conceito maravilhoso que eu nunca tinha apreciado totalmente antes.


O único problema é eu sou um pouco hipócrita quando se trata da aplicação do vestuário modesto. Quando adolescente, eu usava tops, saias curtas e vestidos de alcinhas - muitos dos quais foram usados depois que eu saí de casa. Quando fui para a BYU, eu tive que fazer mudanças abruptas e (na época) de cortar o coração no meu guarda-roupa.


Então, meu marido e eu temos estado a discutir as melhores maneiras para guiar as nossas filhas na escolha de roupas modestas. Basicamente o que decidimos é que nós queremos ensinar nossas filhas a serem modestas, não forçá-las a se cobrir. Nós queremos que as nossas filhas realmente façam a escolha de serem modestas e verem o valor nisso em vez de impor normas rígidas a elas. Dito isto, nós também não planejamos comprar roupas indecentes para elas e provavelmente vamos estabelecer algumas regras de modéstia da família em algum momento.


O que tem funcionado em sua casa para impor ou ensinar a modéstia? Você acha que hoje a moda para as meninas está ficando mais sexy? E o que os pais devem fazer sobre isso?


Original aqui.

14 comentários:

  1. Ontem eu estive no shopping com meu noivo,como fazemos de costume depois da nossa reunião. Demos de cara com um pedaço de pano que foi chamado de blusa,que mal cobria os seios,em uma loja de departamentos. Na etiqueta estava,bem bonito (ironicamente falando,claro) : 8 anos. Como visto roupas infantis apesar dos 20 anos,fiquei horrorizada,e pensei imediatamente que você escreveria um post sobre isso hoje! Bem oportuno.

    O que vejo em todas as lojas é a falta de peças que vistam a criança como realmente é : uma criança. Saias curtíssimas,blusas imitando o vestuário adulto...Saudades da minha época de criança,quando usava vestidos longos e cobrindo o que deve ser coberto! Triste mudança da moda,não?

    A Paz,querida!

    ResponderExcluir
  2. Muito triste essas mudanças na moda, Yasmin! Perverter as criancinhas é ainda mais terrível do que fazer o mesmo com adultos, e é isso que acontece quando se veste pequenos desde a mais tenra idade com roupas provocantes e mínimas. Minha irmã reclamou uma vez que chegou em uma loja e viu vestidos para criancinhas de 1 ano com costas nuas!!! Gente, o que é isso?!!

    As mães que vestem suas filhas assim, os pais que permitem esse tipo de coisa, irão pagar muito caro no dia do Juízo. Eles deixam que seus filhos andem por aí semi-despidos e depois reclamam que eles engravidam na adolescência, entre outras coisas. Mas ora, se foram acostumados desde pequeninos à imoralidade, como farão diferente depois?

    Que Nosso Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de nós!

    ResponderExcluir
  3. Estive em uma loja esses dias e encantada com tanto rosa e flores na parte para crianças fui olhar claro kk mas fiquei bem triste tem roupa lá para criancinhas que nem eu teria coragem de usar.

    Um truque bacana que tem funcionado, ou pelo menos funcionava hehehe é que quando eu via/vejo minha priminha vestida com vestidos modestos eu falo que aquele sim é vestido de princesa ela ficaa toda orgulhosa e só quer vestir daquela forma, claro que a medida que ela vai crescendo o apelo vai ficando cada vez pior, mas acho que mostrar beleza na modestia é algo que ajuda muito, motiva mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Pior que isso não é o raro é a regra praticamente, pasmeeeem outro dia um irma querida da igreja estava no banco com a menininha dela tem pouco mais de 2 anos com um vestido lindo, uma conhecida falou aff vc veste a coitada perecendo uma velha, eu não sabia aonde enfiar a cara. A menina estava apenas usando um vestido com manguinha e nem eram exageradas e o vestido batia na canela dela o que pelo amor de Deus isso tem de feio?????
    Depois as pessoas reclamam que as crianças "estão precoces" mas como poderia ser diferente???

    ResponderExcluir
  5. Ótima estratégia, Izabel! :)
    Temos que fazer esse tipo de coisa, elogiar a modéstia, sempre, para colocar na mente das crianças que o melhor é se vestir assim.

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu conheço gente assim, que não pode ver uma saia mais longa que já chama a pessoa de velha, de "maria mijona". Ô gente ridícula! Não percebem que dessa forma ferem o coração da Virgem Santíssima que SEMPRE, em todas as suas aparições usava saias longas ou longuíssimas. Essas pessoas diriam isso em frente a Mãe do Senhor? É algo para pensar, não é?

    Reclamam e reclamam das criancinhas "precoces", mas deseducam com seus péssimos conselhos e exemplos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andrea, Salve Maria!

    O maior exemplo para as crianças em questão de modéstia está no vestir das suas mães. Não é preciso obrigá-las a nada, pois a mãe já é, naturalmente, o modelo para as suas filhas. Qual a menina que não gosta de colocar os sapatos da mãe para se parecer mais com ela? O fato é que hoje as mães são péssimos modelos, pois se vestem mal! Ontem ainda presenciei uma mulher indo pra igreja de mini-shorts (mini mesmo!!) e uma blusa mal colocada, meio com o ombro caindo. O namorado/marido (não sei) estava de bermudão e camiseta... :( Fiquei perplexa... Imagina, indo à Missa desse jeito!!... As pessoas perderam totalmente a noção da decência e do respeito à Casa de Deus!

    ResponderExcluir
  8. Verdade, Melissa! Os pais são os modelos para os filhos, podem educar e evangelizar através de suas palavras, modos e costumes. A mãe que se veste assim tão mal, não pode cobrar da filha nenhuma decência, pois não exemplifica nada de bom.

    É terrível ver como as pessoas perderam a noção do respeito, da dignidade e do ridículo! Também já vi gente na Missa de short curto, de tomara-que-caia, sutiã de fora em tops de alcinhas... como pode? É um abuso, pois esse tipo de traje não condiz de forma alguma com aquilo que é sagrado, como uma igreja e a Santa Missa. E nem adianta dizerem que essa gente se veste assim por falta de dinheiro. Ora, vejo pessoas muito pobres, morando em favelas, e que se vestem com decência, compram suas roupas em brechós e bazares, nos camelôs das ruas, mas não andam vestidos em trapos dando a desculpa de que não tem dinheiro.

    Uma vez um palestrante me disse que há mulheres que se vestem assim, com decotes e tal, para provocar o padre... Terrível, né? mas é a dura realidade desses nossos tempos de crise de Fé!

    Deus tenha misericórdia de nós!

    ResponderExcluir
  9. Eu penso que devemos educar as nossas crianças dizendo a verdade em primeiro lugar,pois assim quando eles verem as suas amiguinhas de escolas usando roupas curtas não virem para nós e digam: mas os pais de fulana deixam ela usar essa roupas,porque vocês não podem deixar eu usar também.
    Na cabecinha delas e injusto que a proibamos de usar certas coisa, mais temos que conversar sempre ao longo do seu crescimento explicando os motivos da roupas modestas que usamos.
    Acho o fim da picada as crianças se vestirem como adultas, pior ainda são os adultos que falam que não vestem suas filhas com vestidos compridos, porque elas ficam com cara de "maria mijona" eu nunca entendi esse argumento tão tolo.
    Outra coisa são as mães que só vestem as filhas modestamente no dia de ir para a igreja e durante o resto da semana as vestem com roupas imorais e dizem que não veem problema nenhum nisso pois são crianças e ninguém vê maldade em criança,pois elas são puras.Acho que essas mães deveriam se lembrar que hoje em dia cresceu assustadoramente o número de pedófilos e que não devemos deixar nossas filhas por aí vestidas de qualquer jeito, devemos sempre ficar de olho nas nossas crianças tanto com roupas modestas quanto imorais,devemos vigiar sempre.

    ResponderExcluir
  10. Górgora, concordo com você. Devemos educar as crianças sempre mostrando, na medida do entendimento delas, o porquê de certas atitudes, costumes, etc. É importante explicar tudo de forma clara e ao mesmo tempo com doçura.

    É importante vestir os filhos com modéstia, tanto por causa dos outros (os impuros, pedófilos) quanto por elas mesmas, para que se acostumem desde cedo a estarem vestidas com decência. Essa historinha de que a criança é pura, que não há maldade, é pura enganação. Na prática vemos que não é assim e que esses costumes pervertidos de nossos dias estão fazendo mais e mais crianças perderem a pureza cada vez mais cedo. Quem tiver olhos de ver, que veja!

    Essa da "maria mijona" é de rir ...ou chorar! Essas mesmas criaturas que dizem esse tipo de coisa vão usar - ou achar bonito quem usa - saias longas somente porque é moda. Se está na moda, tudo bem, se não está então não pode. É gente superficial, sem bom senso e sem vida de oração, pois quem reza de coração nunca vai desprezar um tipo de vestimenta que é típico da Mãe do Senhor!

    ResponderExcluir
  11. Concorco que a melhor técnica é o exemplo, o reforço da modesta e o ensino cristão com um todo, para o filho poder escolher a modéstia, e viver isso com felicidade.

    Afinal, todo mundo conhece o esteriótipo (que pode se tornar verdade), dos pais super, hiper, mega rígidos nas regras mas que não educam mesmo os filhos. Do que isso adianta?

    Do que adianta ela não usar uma blusa assim porque o pai fica bravo e não entender nada de onde vem isso e a importância disso? Aí, a adolescente, é claro, vai criar mil jeitinhos para burlar isso quando o adulto não estiver perto!!!

    Mas é uma dificuldade enorme educar filhos bem hj em dia né?! Nossa, só com a ajuda de Deus mesmo...Sabe o que eu fico imaginando?

    Outro dia eu estava andando na rua e vi uma mulher passando com a filhinha em frente a um cartaz enorme de mulher semi-nua (capa de alguma revista de dieta)...E pior ainda, no mercado, outro dia, vi capas de outras revistas piores, a caminho do caixa, onde não se da para evitar!

    Isso me deixa morta...Imaginem, tentar ensinar modéstia a uma criança, à sua filha...E aí saindo por ela, em todos os lugares, cheio de mulheres peladas em capas de revistas, em várias fotos! Depois de uma certa idade é claro que ela tem um entendimento melhor do que acontece ali. Mas e quando é só uma menina mt novinha?

    Isso que me irrita, essas coisas nem restritas ficam, está ali, e se vc quiser que sua filha ou filho crianças não vejam, não tem nem essa opção!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, Cynthia, você falou agora justamente de coisas que também me irritam e entristecem! Imagine tentar a todo custo criar os filhos na pureza, na modéstia e ter que sair nas ruas vendo essas imoralidades todas? É muito duro, muito difícil!

    O que eu sei, baseada no que li dos santos e padres da Igreja, é que o melhor é que os pais eduquem com o exemplo, com a conversa e o castigo quando necessário, e que sempre, SEMPRE, tenham vida de oração, façam orações em família (o Terço ou Rosário é o melhor, o mais indicado pelos padres, e o que Nossa Senhora pediu que se fizesse todo santo dia), pois é a vida de oração e a frequência aos sacramentos que dará forças para resistir ao mundo. Vivemos duras batalhas, a guerra para o cristão nesse mundo não termina. E nos dias de hoje então, a coisa é ainda mais violenta. Mas também, quem vencer a si mesmo, ao mundo e ao demônio nesses dias de crise, ganhará uma linda coroa no Céu ;)

    É essa a nossa esperança!

    Enquanto isso vamos tentando de todo jeito viver a modéstia e ensiná-la às nossas crianças. Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  13. Você acredita que no supermercado aqui perto de casa eles vendem Playboy e fica num alcance de uma criança de 7 ou 8 anos pode pegar...
    Quando vi aquilo achei um absurdo total.

    ResponderExcluir
  14. Ah, eu já vi isso também! É absurdo! O pior é que há pais que compram esse tipo de revista e deixam em casa, ao alcance das crianças... Deus tenha misericórdia de nós!

    ResponderExcluir

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.